Dia Mundial de PI: infográfico traz passo a passo para registrar uma patente farmacêutica no Brasil

Desde 2000, o dia 26 de abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data foi escolhida porque, em 1970, nesse dia entrou em vigor a Convenção da World Intelectual Property Organization (OMPI, sigla em português). O objetivo principal do #worldipday é mostrar como a Propriedade Intelecutal impulsiona o progresso da humanidade por meio da inovação tecnológica.

O Brasil ocupa a 57ª posição no Índice Global de Inovação (IGI) 2021, entre os 132 países participantes. Em comparação com 2020, o país subiu 5 posições no ranking e, entre as 18 economias da América Latina e Caribe, ficou em quarto lugar, atrás de Chile (1°), México (2°) e Costa Rica (3°).

Para marcar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a Associação produziu um passo a passo para obter uma patente farmacêutica ou biológica no Brasil. O conteúdo abrange os procedimentos necessários desde o depósito do pedido da patente até a decisão final do INPI. Além disso, o infográfico também traz informações no cenário pós concessão da patente, incluindo hipóteses de licença compulsória e processos judiciais e administrativos de nulidade da patente.

A Interfarma segue presente no debate sobre PI, participando de eventos e colocando seu ponto de vista para a imprensa brasileira, tanto como fonte em matérias, quanto em artigos assinados pela presidente Elizabeth de Carvalhaes. A Associação coloca-se, assim, como defensora da segurança jurídica para incentivar o crescimento, não apenas no setor farmacêutico, mas em todos os setores altamente dependentes de PI (IP Intensive Sectors).

Clique na imagem e veja o infográfico completo (Português)

Clique na imagem e veja o infográfico completo (Inglês)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.