
Comissão de Patient Advocacy realiza workshop para definição do Plano de Trabalho em 2023
Em 27 de fevereiro, foi realizada reunião da Comissão de Patient Advocacy em formato híbrido para discussão e definição do plano de trabalho para 2023. A apresentação utilizada como guia para o debate compilou as propostas de ação previamente sugeridas pelos membros da Comissão por meio dos seguintes canais:
- Pesquisa online realizada entre setembro e outubro de 2022 para levantar propostas para o Plano de Trabalho 2023.
- Pesquisa online realizada em dezembro de 2022 para avaliar a Satisfação com o trabalho da Comissão, na qual também foram indicadas sugestões de ações para o próximo ano.
- Reunião presencial da 2ª Edição do Fórum Interpac, realizada em dezembro de 2022, onde representantes da Comissão de Patient Advocacy e de associações de pacientes discutiram sugestões de atuação para o grupo em 2023.
Entre as deliberações, destacam-se:
- A partir de 2023 as reuniões ordinárias da Comissão de Patient Advocacy contarão com as seguintes sessões adicionais:
Troca de experiências: Espaço dedicado ao compartilhamento de experiências entre os membros da comissão e criação de benchmarkings internos sobre Patient Advocacy.
Diálogo com outras comissões: Serão convidados os Diretores da Interfarma responsáveis pelas demais comissões da associação, como Acesso e Compliance, para apresentar as ações que estão em andamento e discutir com a Comissão de Patient Advocacy potenciais linhas de atuação conjunta.
- A Interfarma conversará com as associações de pacientes com quem possui relacionamento próximo para levantar os respectivos projetos de lei prioritários. O objetivo é identificar pautas de advocacy convergentes e definir estratégias de atuação via Comissão de Patient Advocacy e Comissão de Advocacy.
- Será realizado um trabalho junto a associações da indústria farmacêutica de pesquisa de outros países para levantar as ações que são realizadas com as associações de pacientes locais, a fim de elaborar um benchmarking.