
Comissão de Patient Advocacy realiza encontros com Fifarma e Colabore com o Futuro
A Comissão de Patient Advocacy da Interfarma realizou dois momentos de discussão durante a semana passada sobre maior participação de pacientes em discussões de avaliação de tecnologia e consulta pública.
O primeiro contou com a presença dos co-líderes da patient initiative da FIFARMA e da Aline Silva, consultora da University of British Columbia. Nessa oportunidade, foi apresentado o recém iniciado projeto para avaliar os desafios e oportunidades de melhoria da participação do paciente em discussões de avaliação de tecnologia em saúde em três países: Brasil, Colômbia e Argentina.
O projeto, encomendado pela FIFARMA, tem previsão de término em setembro de 2022, a partir do qual serão definidas estratégias locais e regionais para o fortalecimento dessa participação.
Adicionalmente, em discussão com Soraya Araújo, representante da Colabore com o Futuro, foram discutidos os desafios para a participação dos pacientes e da sociedade em geral em processos de consulta pública, particularmente considerando a mudança para o programa “Participa Mais Brasil”.
Além de desafios estruturantes de acesso à internet, conhecimento sobre um login etc, há desafios culturais e de conhecimento sobre a importância e o valor de participar desses processos.
A Interfarma deve fazer levantamento interno com as empresas, mapeando esses gargalos no uso da plataforma de consulta pública e engajar com associações de pacientes, com o objetivo de ter capilaridade na informação e fortalecer a participação social.