
Comissão de Comunicação se reúne e discute temas prioritários para trabalhar com imprensa
A Comissão de Comunicação realizou a primeira reunião do ano na quinta-feira, 16 de março, na sede da Interfarma. O encontro teve como pauta os temas prioritários da Associação e a estratégia para trabalhar com a imprensa durante o ano.
Os temas prioritários definidos pelas diretorias e pelo Conselho Diretor da Interfarma são pesquisa clínica, prazos da Anvisa, propriedade intelectual, limiares de custo-efetividade, medicamento de alto custo e áreas terapêuticas. Propriedade Intelectual e Medicamentos de alto custo foram definidos como muito prioritários pelos membros da Comissão.
Limiares de Custo efetividade foi classificado como prioritário e ligado a Medicamentos de alto-custo. Pesquisa Clínica foi definida como média prioridade, apesar de ser um tema sempre colocado pelos porta-vozes quando há abertura no contato com a imprensa.
Os presentes informaram que o tema menos prioritário para as respectivas áreas de comunicação são os prazos da Anvisa, entendendo que é um tema importante para ser trabalhado como setor, mas não que atuem diretamente com a imprensa.
Em áreas terapêuticas, colocaram ser importante fortalecer a parceria com as Associações de Pacientes e casar dados da Interfarma com dados das entidades de pacientes. Também foi colocado que, como entidade do setor, seria interessante a Associação ter um material sobre processos de incorporação de medicamentos nos sistemas de saúde público e privado, para que a opinião pública tenha conhecimento sobre o caminho percorrido para ter acesso aos medicamentos e terapias.
Outro ponto trazido pelos membros da Comissão foi a falsificação de medicamentos e como o setor pode atuar para informar a sociedade sobre os riscos à saúde pela utilização de produtos falsos. A gerência de comunicação ficou de levar este tema para as diretorias e presidência da Interfarma.