
Comissão de Compliance discute locais e instalações para realização de eventos
A Comissão de Compliance da Interfarma voltou ao tema dos Locais e Instalações para a realização de eventos, na reunião ordinária de 25.05.2023. Organizados pela própria Empresa ou Aderentes, ou quaisquer outras entidades públicas ou privadas, depois da pandemia aumentaram os eventos em destinos ou localidades cujo apelo turístico e/ou de entretenimento podem desvirtuar o caráter científico e/ou educacional do evento. Isso dificulta o apoio da Indústria Farmacêutica de Pesquisa diante dos conflitos de interesses, principalmente aqueles relativos à autonomia da prescrição do profissional.
Para tentar mudar esse cenário e retomar aos índices de boas práticas em relação a eventos de antes da pandemia, a Interfarma vai reafirmar às Entidades Médicas (e às Associadas) a importância na escolha de locais e instalações com base nas melhores práticas internacionais. O objetivo é mostrar que o apelo eminentemente turístico ou de entretenimento podem também prejudicar a reputação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa. A iniciativa não é nova, e dessa vez prevê também diálogo com as empresas que organizam esses eventos.
Existe ainda do trabalho da Comissão de Compliance na internalização da Notes for Guidance IFPMA on Sponsorship of Events and Meetings. Essa guidelines, além de facilitar a interpretação dos dispositivos da Seção 7 (Eventos organizados pela empresa ou por terceiros) Código de Conduta da Interfarma, vai também trazer exemplos para auxiliar no entendimento do que são locais e/ou instalações adequadas, por seu apelo eminentemente turísticos ou de entretenimento.