A primeira reunião da Comissão de Compliance de 2022 foi realizada na manhã da última quinta-feira, 17.02. Foram apresentados aos integrantes o Novo Código de Conduta da Interfarma e as novidades nas formas de resolução de conflitos.
A diretora da Interfarma, Ana Carolina Cagnoni, explicou as mudanças no número de Conselheiros, apresentou um infográfico com o passo a passo do andamento do Procedimento de Averiguação no Conselho de Ética da Associação e explicou à Comissão um pouco sobre as novidades no modelo de Conciliação na Corregedoria da Interfarma.
Em seguida, a Comissão foi provocada a pensar nas propostas para o trabalho em 2022, com ações propositivas durante o ano e no total de entregas que se espera como meta até o fim do ano.
Os integrantes da Comissão de Compliance também discutiram sobre como ajudar, de forma transversal, na redação final da Cartilha de Patient Advocacy sobre as relações com as Associações de Pacientes. Um grupo de voluntários propôs-se a discutir o conteúdo da versão preliminar até a próxima reunião da Comissão de Compliance, que será realizada em 17.03, para melhor alinhamento.
O último ponto discutido foi o Marco de Consenso Brasileiro para a Colaboração Ética Multissetorial na Área da Saúde. Ana Carolina explicou que o Instituto Ética Saúde (IES) está liderando esse movimento no Brasil, que é inspirado no Consensus Framework lançado pela IFPMA e outras associações internacionais da Indústria Farmacêutica. Membro do Conselho Consultivo do IES, a Interfarma está sendo convidada para ser signatária desse documento.