Câncer de próstata no Brasil

Câncer de próstata no Brasil

Já está disponível no YouTube da Interfarma mais um vídeo produzido com informações do estudo “Câncer no Brasil: a jornada do paciente no sistema de saúde e seus impactos sociais e financeiros”. 

Na primeira semana de novembro, foi disponibilizado o vídeo sobre Câncer de próstata, aproveitando que o mês é voltado para conscientização sobre esse tipo de neoplasia. 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A estimativa é que o país registre 65.840 novos casos em 2020. Em 2018, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM, 15.576 brasileiros morreram por causa da doença. 

Ainda não há um programa nacional de rastreamento desse tipo de neoplasia no Brasil. Os exames indicados para o diagnóstico do câncer de próstata são o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. 

O Ministério da Saúde recomenda que a realização deles seja discutida individualmente com cada paciente. Já as diretrizes médicas indicam que se faça o rastreamento anual da doença, com a realização desses exames, a partir dos 45 (com histórico familiar da doença e em pacientes negros) e 50 anos. 

Se a doença for diagnosticada precocemente, as chances de cura chegam a 90%. Por isso, é tão importante fazer um acompanhamento médico regular. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *