
Artigo da presidente da Interfarma é publicado pelo Correio Braziliense
O artigo “Quebra de patentes: o que está em jogo?”, da presidente da Interfarma, foi publicado na edição imprensa do jornal Correio Braziliense no dia 9 de abril.
No texto publicado também no site do CB, Elizabeth de Carvalhaes defende a manutenção do veto 48 realizado pelo presidente da República à Lei nº 14.200/2021, ainda sem data de ser analisado pelo Congresso Nacional.
Elizabeth destaca em sua análise a importância das patentes para o desenvolvimento da indústria farmacêutica, de novos medicamentos e tratamentos e para a economia dos países. A Lei em questão estabelece a quebra temporária de patentes de vacinas e insumos em períodos de emergência de saúde nacional ou internacional, como a pandemia de covid-19.
Ao defender os vetos realizados pela presidência da República, ela argumenta que “um país com um sistema de propriedade intelectual forte e em acordo com tratados internacionais se torna mais atrativo para investimentos em inovação, com ganhos para a saúde da população”. E conclui “não há ambiente favorável a investimentos em inovação por qualquer empresa, qualquer que seja o setor econômico, sem um sistema de propriedade intelectual equilibrado e juridicamente estável”.
Para ler o artigo completo, clique aqui.