
Anvisa realiza consulta pública sobre procedimento de análise otimizado
Até o dia 15 de junho, é possível enviar contribuições à Consulta Pública no. 1039, realizada pela Anvisa para adoção de procedimento de análise otimizado.
A proposta de resolução determina os critérios gerais para o aproveitamento de análise realizada por Autoridade Reguladora Estrangeira Equivalente. A agência brasileira vem adotando medidas de reliance – prática baseada em informações fidedignas de autoridades reguladoras qualificadas – para dar celeridade as etapas de análise realizadas pelo seu corpo técnico.
A adoção do reliance é uma demanda antiga da Interfarma e do setor farmacêutico. A Associação e suas associadas apoiam a adoção de procedimentos de análise otimizada e acredita que isso será importante para melhorar a eficiência e o tempo das análises realizadas pelo corpo técnico da Agência. A pandemia avançou a discussão de reliance e é muito positivo que a agência realize a consulta pública para receber contribuições dos diferentes setores.
O reliance permitirá que a Anvisa se utilize da análise feita por outras agências e mostra que a Agência trabalha de acordo com as principais agências reguladoras do mundo. A Interfarma analisa a proposta de resolução e enviará suas contribuições para melhoria do texto, atendendo às necessidades do setor farmacêutico.