
Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra a Covid-19
A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou neste domingo (17/1), por unanimidade, a autorização temporária de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19. Segundo informações da agência, a data era o penúltimo dos 10 dias estipulados como limite para esse tipo de pedido.
Os diretores da Anvisa Alex Machado Campos, Meiruze Sousa Freitas, Romison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Antônio Barra Torres decidiram sobre os pedidos realizados pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do consórcio Astrazeneca/Oxford, e autorizaram o uso das vacinas Coronavac e Covishield no Brasil. Os pedidos de uso emergencial das duas vacinas foram iniciados no dia 8 de janeiro.
Segundo informações da Anvisa, com relação à CoronaVac, do Instituto Butantan, a autorização foi condicionada à assinatura de um Termo de Compromisso e sua respectiva publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.). Com isso, até o dia 28 de fevereiro, o Instituto deve apresentar para a agência a complementação dos estudos de imunogenicidade, conforme aprovado no desenho de estudo clínico fase III da vacina.
Os estudos para permitir o registro sanitário das duas vacinas continuarão. Além disso, a Fiocruz e o Butantan devem manter o monitoramento da segurança das vacinas.