Os jovens jornalistas que participam do 1° Curso Estado de Jornalismo em Saúde, patrocinado pela Interfarma e realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo, participam de um workshop na sede da entidade na quinta-feira, 5 de outubro.
Para os focas, como são conhecidos os jornalistas recém-formados, foram apresentadas todas as pautas que vêm sendo trabalhadas pela Interfarma e a Academia Interfarma de Comunicação em Saúde (AICS), cujo patrocínio ao curso é uma das frentes.
O presidente-executivo da Interfarma, Eduardo Calderari, enalteceu o papel que hoje o Jornalismo tem de combate às fake news na área de saúde. “As Fake News fazem um desserviço em relação as vacinas, por exemplo, e podemos ver a volta de doenças já controladas e erradicadas no país, como o sarampo e a pólio. O trabalho de conscientização por parte dos jornalistas é essencial para conseguirmos combater a desinformação na Saúde”, afirmou, para em seguida apresentar a Interfarma para os estudantes.
Calderari falou ainda do trabalho da Diretoria de Acesso e do desafio para que novas tecnologias cheguem aos pacientes brasileiros. “Um grande desafio que temos é como disponibilizar as novas tecnologias para a população. Precisamos saber qual o recurso que temos e onde alocá-lo. Nosso papel é trazer tecnicidade para as decisões de incorporação de novos medicamentos e tecnologias nos sistemas brasileiros. Promovemos o diálogo com os poderes Executivo e Legislativo, para mostrar como as tecnologias poderiam ser incorporadas e o benefício que isso traria para a população”, enfatizou.
Além do presidente-executivo, a diretora de PI e Compliance, Ana Carolina Cagnoni; o diretor de Relações Governamentais e Corporativas, Rodrigo Cruz; e o gerente de Comunicação Institucional, Wagner Gonçalves, falaram sobre a propriedade intelectual como incentivadora de inovação na área de saúde, Código de Ética com regras para relacionamento com outros stakeholders, relacionamento propositivo com governos para melhorar a saúde do brasileiro e comunicação institucional.