
1ª edição do Fórum Inter-Pac abre caminho para atuação conjunta com associações de pacientes e associadas
A Interfarma realizou na manhã do dia 5 de março a primeira edição do Fórum Inter-Pac – Diálogo Setorial, cujo objetivo é a criação de um ambiente de diálogo para identificação de linhas de atuação conjunta em prol da saúde da população brasileira.
O encontro online, no formato de workshop, reuniu representantes de Patient Advocacy das empresas associadas da Interfarma e associações de pacientes. Foram convidados representantes da Abrale, ADJ, CDD, Biored, Femama, Oncoguia, Instituto Lado a Lado e Febrararas.
Ao longo do evento de co-criação, os participantes foram divididos em 6 grupos que discutiram propostas para os seguintes temas:
#1 Como podemos promover maior celeridade no acesso a novas tecnologias garantindo maior qualidade de vida/possibilidade de cura aos pacientes?
#2 Como podemos fomentar conjuntamente (empresas + associações de pacientes + Interfarma) alternativas ao financiamento da saúde no Brasil com vistas à sustentabilidade dos sistemas, garantindo acesso a diagnóstico e tratamento adequado aos pacientes?
#3 Como podemos otimizar a disponibilidade de medicamentos e insumos para o diagnóstico e tratamento dos pacientes?
#4 Como podemos apoiar a difusão da importância da pesquisa clínica entre tomadores de decisão (gestores públicos, formadores de opinião, legisladores, etc) promovendo maior confiabilidade ao processo e acelerando o acesso da população a novas tecnologias?
#5 Como podemos engajar a sociedade na promoção da saúde integral da população de forma que todos (sociedade civil, incluindo pacientes) sejam protagonistas da sua saúde?
#6 Como podemos potencializar a representatividade conjunta das associadas da Interfarma e das Associações de Pacientes para que possam realizar conjuntamente Patient-Advocacy?
Esses seis temas foram resultado de um processo de escuta realizado anteriormente com as associações de pacientes e representantes de Patient Advocacy das associadas. Os resultados da discussão do Fórum Inter-Pac serão agora analisados e compilados para que seja possível construir um plano de ação conjunta.